As grandes empresas produtoras de papel desempenham uma função significante no crescimento da indústria de papel e celulose a nível global, sendo responsáveis por fabricar um dos materiais mais importantes e que são usados todos os dias para diferentes fins comerciais e domésticos.

Continue aqui, no Seda Ibérica, para saber mais!

diferentes fornecedores de papel

Os 10 países que mais produziram papel em 2018

O país que mais produz papel é a China, com a produção de quase 110 milhões de toneladas de papel por ano. Os Estados Unidos e o Japão estão logo em seguida. Esses três países juntos correspondem a mais da metade da produção total de papel em todo o mundo, todos os anos.

Veja, abaixo a lista dos 10 principais países produtores de papel, a nível mundial, em 2018:

  1. China: 104.35 milhões de toneladas
  2. EUA: 71.55 milhões de toneladas
  3. Japão: 22.06 milhões de toneladas
  4. Alemanha: 22.66 milhões de toneladas
  5. Coreia do Sul: 11.53 milhões de toneladas
  6. Finlândia: 10.54 milhões de toneladas
  7. Brasil: 10.43 milhões de toneladas
  8. Canadá: 10.20 milhões de toneladas
  9. Suécia: 10.14 milhões de toneladas
  10. Itália: 9.08 milhões de toneladas

O que esperar da indústria de papel e celulose?

Tem-se a expectativa de que o mercado de papel e seus respectivos produtos se desenvolva ainda mais nos próximos anos devido ao crescimento na demanda no transporte e comercialização de diversos produtos – sendo necessário a utilização de impressões e embalagens de consumo, farmacêutico e de construção.

Embora a indústria de papel já enfrentar fortemente as pressões ambientais para diminuir o volume e a toxicidade das águas residuais industriais, as maiores empresas e os principais produtores de papel devem apresentar um grande crescimento em suas produções nos anos seguintes.

As principais tendências futuras na indústria estão relacionadas com a produção mais sustentável de papel, além da utilização de recursos recicláveis de produtos de papel e diferentes embalagens, que já vêm acontecendo nos últimos anos. Esse modelo de produção está induzindo a conscientização do consumidor sobre os materiais não biodegradáveis e o seu impacto ao meio ambiente. Então, pode-se esperar que muitas empresas de papel invistam ainda mais na produção sustentável e na utilização de materiais ecológicos – não podemos negar que esses fatores também vão ajudar a impulsionar o crescimento da indústria em todo o mundo.

Principais países consumidores de papel

Em 2017, observou-se um consumo de 423,3 milhões de toneladas métricas de papel a nível mundial – o consumo, em todo o mundo, é semelhante a quantidade de papel produzido em 1 ano.

A China – além de ser o país que mais produz papel no mundo – também é o maior consumidor de papel e papelão. São mais de 113 milhões de toneladas por ano, de acordo com os dados divulgados pela Statista. Em segundo lugar, tem-se o Estados Unidos, com o consumo de 70 milhões de toneladas. Entretanto, em relação ao consumo desses produtos por pessoa, os EUA saem na frente – com 229kg per capita, enquanto a China apresenta 74kg per capita.

O Reino Unido é um dos maiores consumidores de papel e papelão em volume, ultrapassando 10 milhões de toneladas no ano.

As maiores empresas de papel no mundo em 2020

A International Paper estava liderando o ranking das 10 maiores empresas de papel no mundo em 2020. É a principal produtora de papel, embalagens e celulose, contando com mais de 56 mil funcionários e operando em 150 países. A marca é reconhecida por usar produtos renováveis de forma responsável.

Na posição seguinte, encontrava-se a Nine Dragons Paper (Holdings) Limited. É considerada a maior empresa de papel na China, produzindo e vendendo, principalmente, papel de embalagens, papel reciclado para impressão e escrita e produtos de papel especial de alto valor no mercado chinês. Em 2019, a marca já contava com mais de 18 mil funcionários.

WestRock estava em 3º lugar entre as maiores empresas de papel no mundo. A marca é especializada na produção de embalagens de papelão ondulado, sendo conhecida devido as soluções inovadoras para a fabricação de papel e design de embalagens e varejo.

Confira quais são as 10 maiores empresas produtoras de papel no mundo, de acordo com os dados de 2020:

  1. International Paper (EUA): 21.33 milhões de toneladas
  2. Nine Dragons Paper Limited (China): 15 milhões de toneladas
  3. WestRock (EUA): 11.75 milhões de toneladas
  4. Oji Holdings (Japão): 10.59 milhões de toneladas
  5. DS Smith (Reino Unido): 9.73 milhões de toneladas
  6. UPM (Finlândia): 8.99 milhões de toneladas
  7. Stora Enso (Finlândia): 8.88 milhões de toneladas
  8. Smurfit Kappa Group (Irlanda): 7.50 milhões de toneladas
  9. Nippon Paper Industries (Japão): 6.03 milhões de toneladas
  10. Lee & Man Paper Manufacturing Ltd (China): 9.08 milhões de toneladas